Como aclimatizar sua orquídea


Chegou a hora de tirar a orquídea do pote, como fazer?

Os amantes de orquídeas sabem como é apaixonante esperar a sua muda crescer e florescer, esperar os primeiros botões e então a tão esperada flor. E para chegar ao ponto de florescimento, os cuidados com as mudas começam desde o início da aclimatização, a passagem da muda para o substrato.

Retirada dos frascos

A retirada das mudas dos frascos de micropropagação é uma fase muito importante para as plantas, é o primeiro contato das mudas com o ambiente externo. O cultivo in vitro é feito em ambiente controlado, a luz e a temperatura são monitorados durante todo o dia. A passagem da planta para um ambiente externo com luz natural e variações na temperatura é simples de ser realizada, mas alguns cuidados precisam ser tomados.

Abrir o frasco em um local iluminado e protegido da luz direta do sol é importante para que as mudas comecem a se ambientar no novo local de cultivo. Após a abertura do pote é recomendado esperar 3 dias para então realizar a aclimatização.

Substrato

Na hora de realizar a aclimatização de fato é preciso lavar bem as raízes para retirar todo o resíduo do meio nutritivo, restos do meio nutritivo pode facilitar o aparecimento de fungos. Depois de limpas e secas as mudas já estão prontas para serem colocadas no substrato, no caso de orquídeas, esta fase inicial é recomendado utilizar musgo/sphagnum e deixa-lo sempre úmido.

Adubação

Adubações podem ser realizadas depois de 10 dias da aclimatização, elas podem ser feitas a cada 15 ou 30 dias dependendo da concentração do adubo, o mais recomendado é o adubo 20-20-20 de NPK 2g/L uma vez por mês ou 1g/L a cada 15 dias.

Transplante

Quando as mudas atingirem de 15 a 20cm de comprimento já podem ser transferidas para o substrato mais adequado para a espécie. Em orquídeas, os substratos mais utilizados são: casca de pinus, chips de coco, carvão ou sphagnum. E os tipos de vaso: plástico, vaso de barro, placa de madeira ou caixeta.

E então é cuidar da umidade das mudas e esperar ansiosamente pelo florescimento!

Passo a Passo

Como aclimatar sua orquidea - passo a passo

MicropropagaçãoOrquídeas

AclimataçãoTransplante

Comentários desabilitados