Produção de Mudas por Meristemas

Cultivo de Meristemas

Como garantir que as mudas serão idênticas à planta mãe?

A produção de mudas de orquídeas pode ser realizada por sementes, divisão da planta adulta e também, por meristemas. A reprodução e multiplicação de plantas por meristemas garante que todas as plantas serão idênticas à planta mãe, inclusive com a mesma época de floração.

Mas afinal, o que é o meristema?

É um tecido vegetal responsável pelo crescimento e formação de novas estruturas, ele é capaz de se dividir e multiplicar promovendo o crescimento das plantas. Os meristemas são encontrados em brotos, gemas, no ápice caulinar e radicular. Devido esta característica de intensa divisão celular é possível, a partir de um broto da planta mãe, isolar o meristema e obter novas plantas, todas idênticas a planta mãe.

Para realizar este tipo de trabalho é preciso utilizar das técnicas de cultura de tecidos, pois todo o trabalho deve ser realizado em laboratório. A partir da retirada do broto da planta mãe, este passa por uma limpeza e é colocado em meio nutritivo para se desenvolver e gerar novos brotos, que também, serão multiplicados e assim irão gerar novas mudas. Podemos chamar as novas plantas de clone, uma vez que a multiplicação foi realizada de forma vegetativa, utilizando uma parte da planta mãe para reprodução.

Com a possibilidade de se conseguir mudas sadias e clonadas de uma única planta, muitos orquidófilos optam por utilizar desta técnica para multiplicação das suas orquídeas de coleção ou aquelas que apresentem alguma característica especial.

E qual a diferença entre semeadura e a multiplicação por meristema?

As plantas provenientes de sementes nem sempre serão como a planta mãe, podem ocorrer algumas variações, principalmente quando tratamos de cruzamentos há chances de haver  segregação e a planta ficar parecida com o pai ou a mãe. Além disso, alguns híbridos não são capazes de gerar sementes, o que inviabiliza a multiplicação por este método. Já na propagação meristemática é garantido que as mudas serão idênticas a planta de origem.

Como o processo necessita da micropropagação de plantas, é possível obter um número grande de mudas, dependendo da espécie trabalhada. Mas todo este processo necessita de um laboratório de multiplicação de plantas (Biofábrica) sério que faça um bom trabalho.

MicropropagaçãoOrquídeas

biofabricacultura de tecidosmeristemaMicropropagaçãoOrquídeassemeaduraSementes

Comentários desabilitados