Cultivando orquídeas em apartamento

Quando o assunto é cultivo de orquídeas em apartamento, muitas dúvidas surgem, será que dá certo? Qual espécie cultivar? Onde devo colocá-las?

Neste post vamos dar algumas dicas e cuidados que se deve ter para o cultivo das plantas em apartamento.

 

Orquídea em apartamento

Imagem: Ethan H em Unsplash

Muitas orquídeas se desenvolvem bem em condições que nós achamos confortáveis em nossas casas, assim selecionando a planta certa para o seu ambiente, você não precisará alterar a sua casa para se adequar a uma determinada planta. Escolha a orquídea que gosta de você e não a que você gosta. Estar atento a estes detalhes diminui as chances de frustração no futuro.

O primeiro ponto, então, é observar os ambientes da sua casa, para isso responda a estas perguntas:

O local possui luz solar natural?
Quão forte é a luz do sol?
Quanto tempo o local recebe luz natural por dia?
Que temperaturas haverá ao longo do ano? Durante o dia e a noite?
O ar está constantemente seco ou possui alguma umidade?
Com que frequência vou regar e cuidar das plantas?

Essa última pergunta é difícil, mas é importante ser honesto com você mesmo.

Respondida estas questões com honestidade, vamos escolher as espécies que mais se adaptam a sua casa. Algumas espécies são mais fáceis de encontrar em floriculturas e são menos exigentes, elas são:

 

Phalaenopsis (orquídea borboleta)

Orquídea Phalaenopsis

Imagem: JamesDeMers por Pixabay

 

 

Orquídeas desta espécie gostam de ambientes claros, sem luz direta do sol, locais arejados, com ventilação natural, temperaturas de 15  a 35°C e alta umidade. Preferem o verão ao inverno e são bem fáceis de encontrar em floriculturas. Na hora de regar, tome cuidado para não acumular água no centro da planta, esta água acumulada pode levar ao apodrecimento e o aparecimento de fungos e bactérias.

Oncidium (chuva de ouro)

 

 

As oncidium são de clima tropical, preferem alta umidade, com água abundante durante o ano todo, mas cuidado para não deixar o substrato encharcado, elas não gostam de substrato molhado o tempo todo e necessitam de circulação de ar. Uma peculiaridade das oncidium é que elas gostam de passar a noite úmida, então é recomendado irrigar no final do dia. Quanto a iluminação, elas gostam de bastante luz, podendo ser mantidas próximo as janelas, só tenha cuidado com a luz direta do sol, como a maior parte das orquídeas, ela só gosta do sol direto nas três primeiras horas do dia ou ao final da tarde, depois das 16:00 horas.

 

Vandas

Muda orquídea Vanda Roxa atacado

 

 

As vandas adoram alta umidade, calor e ventilação, natural de clima tropical se adaptou bem ao Brasil. Elas necessitam de muita luminosidade, porém não devem ser mantidas a sol pleno. Como são naturalmente adaptadas a climas quentes não gostam de baixas temperaturas e não toleram geadas, dias consecutivos de temperaturas abaixo de 10° C paralisam seu crescimento, que é retomado com o  aumento dos termômetros. Uma boa forma de irrigar suas raízes é borrifando água, em dias quentes isto deve ser feito todo os dias.

 

 

 

Dendrobium (olho de boneca)

Muda orquídea Dendrobium amarelo

 

 

 

São bem adaptadas ao clima tropical, se adaptam bem a novos ambientes e cultivo e se dão bem com variações na temperatura. Não gostam de excesso de rega e ficar com substrato encharcado. Como as vandas gostam de luminosidade, sempre utilizar luz difusa ou filtrada.

 

Cattleyas

Muda orquídea Cattleya Leopoldi

Cattleya Leopoldi – Bioma Plantas

São orquídeas que gostam de claridade, toleram a luz direta do sol apenas no início do dia ou final da tarde. Possuem pseudo bulbos capazes de armazenar água, assim suportam mais tempo sem água. São orquídeas que preferem manter suas raízes bem ventiladas, então é importante evitar encharcamento.

Cymbidium

As cymbidium, geralmente, são orquídeas  vigorosas  e vistosas, assim devem ser cultivadas em vasos grandes. Naturalmente de ambientes frios, elas chegam a tolerar geadas, o frio é essencial para o seu florescimento. Se a sua casa não tem baixas temperaturas, uma dica é fazer a rega com água fria ou gelada. Como são orquídeas terrestres,  preferem substratos que retenham mais água, necessitam de regas frequentes e de ambientes bem iluminados, é importante evitar a luz direta do sol nas horas mais quentes do dia. .

Denphal

Muda orquídea Denphal Roxa

 

 

 

 

Muito próxima da dendrobium, necessita dos mesmos cuidados.

 

 

 

 

 

Além de escolher a espécie de orquídea que mais se adapta a sua casa, algumas dicas gerais são importantes, como:

Ventilação

Em sua maioria as orquídeas necessitam de substratos leves, que não acumulem água e que deixem suas raízes “respirar”. Para favorecer a ventilação é sempre bom colocar pedriscos no fundo dos vasos para ajudar a drenar o excesso de água.

Luz

De maneira geral a maioria das orquídeas preferem a luz indireta do sol, o que chamamos de luz difusa, quando expostas diretamente ao sol prefira as horas mais frescas do dia, no início da manhã ou final da tarde. Uma dica para deixar o ambiente mais propício para as orquídeas é o uso de malhas de sombreamento, que tem como função diminuir a intensidade da luz do sol e proporcionar uma luz indireta. Claro, que existem exceções, há orquídeas que podem ser expostas diretamente ao sol, por isso é importante pesquisar sobre a espécie cultivada.

Ventos

Imagem: livro Orchid Modern

O excesso de vento reduz a umidade ambiente e pode causar tombamento e quebra da orquídea.

Rega

A rega é outro ponto crucial no cuidado com as orquídeas, em sua maioria, elas preferem alta umidade sem encharcamento, assim não utilize pratinhos em baixo dos vasos, a água deve escorrer e nunca ficar parada. Além disso, as regas mudam de acordo as épocas do ano, em estações mais quentes o ideal é regar de 3 a 4 vezes por semana e no inverno de uma a duas vezes, claro que sempre atendendo as necessidades de cada espécie. As regas no início da manhã são as mais aconselhadas. Uma dica importante para a rega é sempre pegar no substrato, se ele estiver seco é hora de regar, se ainda estiver úmido aguarde e verifique novamente no próximo dia.

Temperatura

Fique de olho na temperatura da sua casa, espécies que são adaptadas ao calor irão sofrer em locais frios, assim como as de ambientes frios irão sofrer em locais quentes. É possível cultivar mesmo assim? É, porém as orquídeas irão demandar mais cuidados, desta forma, veja as exigências de cada espécie.

Ar condicionado

O uso do ar condicionado reduz a umidade do ar, o que prejudica o ambiente para as orquídeas. Em sua grande maioria as orquídeas preferem ambientes úmidos.

Escolha do vaso

A escolha do vaso é fundamental, hoje em dia existem vasos próprios para o cultivo de orquídeas, normalmente eles são mais vazados, proporcionando maior aeração para as raízes e diminuindo a possibilidade de acúmulo de água. Então não posso utilizar um cachepot? Pode sim, é só retirar a planta do cachepot na hora de molhar, esperar a água escorrer, secar e então voltar a muda para o cachepot.

Canela em pó e própolis

E quando você for realizar uma poda ou perceber que houve ataque de algum inseto a sua orquídea, o uso de canela em pó ou extrato de própolis é muito bom para ajudar na cicatrização e para impedir a entrada de fungos pelo corte na planta.

Adubação

A adubação é outro fator essencial. Naturalmente as orquídeas são plantas que interagem com outras plantas, ficando muitas vezes agarradas a trocos de árvores, de onde elas tiram os nutrientes que se depositam nas cascas das árvores. No cultivo em casa isto não acontece, então é importante adubar, os adubos mais fáceis de utilizar são os líquidos, que podem ser comprados prontos, que devem ser borrifados nas plantas ou os abudos de liberação lenta, que em cada rega um pouquinho do adubo será dissolvido e liberado para a planta. Sempre que for adubar não se esqueça de fazer nas horas mais frescas do dia e sem a incidência do sol.

 

As orquídeas são plantas que exigem dedicação e cuidado, é importante estar sempre atento aos sinais que a planta nos dá para saber se está tudo bem com elas. Assim, quando é possível observar a formação de novos brotos, aumento no número de raízes ela está sendo bem cuidada. Caso haja amarelecimento das folhas pode ser excesso de sol e no caso das folhas mudarem a coloração para um verde muito escuro, pode ser pouca claridade.

Ficando atento aos detalhes é possível ter orquídeas lindas e vistosas em qualquer ambiente.

 

 

Orquídeas

ambienteapartamentobem estarcasacultivodecoraçãofloresfloriculturajardimOrquídeaspaisagismoplantas

Comentários desabilitados