Como garantir que as mudas serão idênticas à planta mãe?
A produção de mudas de orquídeas pode ser realizada por sementes, divisão da planta adulta e também, por meristemas. A reprodução e multiplicação de plantas por meristemas garante que todas as plantas serão idênticas à planta mãe, inclusive com a mesma época de floração.
Mas afinal, o que é o meristema?
É um tecido vegetal responsável pelo crescimento e formação de novas estruturas, ele é capaz de se dividir e multiplicar promovendo o crescimento das plantas. Os meristemas são encontrados em brotos, gemas, no ápice caulinar e radicular. Devido esta característica de intensa divisão celular é possível, a partir de um broto da planta mãe, isolar o meristema e obter novas plantas, todas idênticas a planta mãe.
Para realizar este tipo de trabalho é preciso utilizar das técnicas de cultura de tecidos, pois todo o trabalho deve ser realizado em laboratório. A partir da retirada do broto da planta mãe, este passa por uma limpeza e é colocado em meio nutritivo para se desenvolver e gerar novos brotos, que também, serão multiplicados e assim irão gerar novas mudas. Podemos chamar as novas plantas de clone, uma vez que a multiplicação foi realizada de forma vegetativa, utilizando uma parte da planta mãe para reprodução.
Com a possibilidade de se conseguir mudas sadias e clonadas de uma única planta, muitos orquidófilos optam por utilizar desta técnica para multiplicação das suas orquídeas de coleção ou aquelas que apresentem alguma característica especial.
E qual a diferença entre semeadura e a multiplicação por meristema?
As plantas provenientes de sementes nem sempre serão como a planta mãe, podem ocorrer algumas variações, principalmente quando tratamos de cruzamentos há chances de haver segregação e a planta ficar parecida com o pai ou a mãe. Além disso, alguns híbridos não são capazes de gerar sementes, o que inviabiliza a multiplicação por este método. Já na propagação meristemática é garantido que as mudas serão idênticas a planta de origem.
Como o processo necessita da micropropagação de plantas, é possível obter um número grande de mudas, dependendo da espécie trabalhada. Mas todo este processo necessita de um laboratório de multiplicação de plantas (Biofábrica) sério que faça um bom trabalho.